Por TM noticias
Sábado, 20 de janeiro de 2024, é feriado em Araputanga. A data lembra a morte do Monsenhor Celso Duca, ocorrida há 02 ano. Além das repartições municipais, estaduais, federais, bancos, Correios, o fórum da comarca e o comércio em geral não funcionaram.
A programação neste dia contará com a celebração da santa missa as 08:00 horas da manhã e durante todo o dia até as 18:00 horas o Memorial estará aberto para ser visitado.
Para o pároco Celso Ferreira de Jesus o maior ato de amor por quem faleceu é a oração pela alma da pessoa, para que Deus em sua misericórdia conceda comtemplar a sua face, depois lembrar com profundo sentimento de agradecimento pelo bem que o Monsenhor fez em prol da comunidade.
Em 1975, chegava em Araputanga o sacerdote conhecido pelo nome de Padre Celso Duca, na qual foi recebido por inúmeros fieis. Desde então o líder religioso fez com que o munícipio pudesse ser uma referência no cooperativismo em Mato Grosso, fundando duas importantes cooperativa a Coopnoroeste e a Sicredi.
Além disso foi o responsável pela criação da Faculdade Católica Rainha da Paz, Obras Sociais, Escola Padre José Anchieta, Emissoras de rádio AM e FM, dentre outras.
No âmbito religioso em Araputanga Padre Celso foi o criador de inúmeras comunidades religiosas rurais e ainda desempenhava o seu trabalho de evangelizador na cidade de Indiavaí.
Em sua carta de despedida e tornada pública no dia do seu velório o religioso pediu para toda a comunidade que seu nome pudesse ser usado para o trabalho de união.
Através da lei municipal 1.515/2022 foi instituído o feriado municipal no dia 20 de janeiro. A paroquia de Araputanga informou que nesta data as 09 horas da manhã será celebrada missa de um ano do falecimento de Padre Celso, na qual toda a comunidade é convidada a participar.