logo

“ARAPUTANGA PODE GERAR MAIS EMPREGO E RENDA SE COLABORAR COM A RECICLAGEM DO SEU LIXO!”


Por Diego Henrique e Rafael Heleodoro

“ARAPUTANGA PODE GERAR MAIS EMPREGO E RENDA SE COLABORAR COM A RECICLAGEM DO SEU LIXO!”

Diego Henrique

      “Araputanga pode gerar mais emprego e renda se colaborar com a reciclagem do seu lixo! ”, essa foi uma das mensagens de abertura de Rosimeire Crispim, da Associação de Reciclagem “Reciclar Para Viver Melhor” de Araputanga, durante uma palestra realizada na última quarta-feira (19/02).

      Durante a palestra, ministrada à alunos do Ensino Médio, a Associada se dedicou a apresentar aos presentes o histórico e os trabalhos que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos 2 anos de existência da Associação em Araputanga. 

      De acordo com os dados demonstrados, apenas 15% das residências de Araputanga colaboram com a coleta seletiva, separando e disponibilizando os materiais recicláveis. Dessa Forma, os outros 85% são todos enviados para o aterro sanitário.

      A Associação de Reciclagem “Reciclar Para Viver Melhor”, possui pouco mais que 2 anos de existência, em Araputanga, e nesse período já recolheu, processou e comercializou mais de 600 toneladas de material reciclável e gerou mais de 50 vagas de emprego direto, mantendo hoje aproximadamente 25 vagas de emprego. 

     “Se a população de Araputanga, colaborasse, em sua totalidade, com o processo de Reciclagem poderíamos ampliar o numero de vagas de emprego e geraríamos muito mais renda. Isso sem falar nos benefícios para o Meio Ambiente Local”, Frisou Rosimeire Crispim, Associada da Associação de Reciclagem “Reciclar Para Viver Melhor” de Araputanga. 

     Na atualidade a Associação realiza a coleta de materiais em todo município de Araputanga, de segunda a sexta-feira. A coleta segue um cronograma fixo, o que possibilita que todos os dias um conjunto de bairros sejam visitados para a coleta (Como Mostra a Arte em Anexo).

     A população necessita apenas separar os produtos que podem ser reciclados e no dia especifico colocar para na lixeira para que possa ser coletado. 

     “Temos o projeto de ampliar os serviços prestados aqui, incluindo a aquisição de uma fabrica de sacolas. Para isso precisamos da colaboração da população no que diz respeito a separação de vosso lixo”, concluiu a Associada.