logo

ARBOVIROSE: Poderes e comunidade se unem em ação de combate à Dengue, Chikungunya e Zika em Reserva do Cabaçal


Na manhã desta terça-feira (25.02) o prefeito Jonas Campos e representantes do Poder Legislativo, Ministério Público e Sociedade participaram da 1ª Rodada de Conversa sobre Arbovirose

Por TM noticias

ARBOVIROSE: Poderes e comunidade se unem em ação de combate à Dengue, Chikungunya e Zika em Reserva do Cabaçal

Com o principal objetivo de envolver a população reservense a prefeitura municipal através da secretaria de saúde e vigilância em saúde promoveu nesta terça-feira (25.02) 1ª Rodada de Conversa sobre Arbovirose.

Participaram do evento o prefeito Jonas Campos, promotor de Justiça da Comarca Dr. Fernando de Almeida Bosso, presidente da câmara municipal Alessandra Cristina e vereadores, além de representante do Escritório Regional de Saúde, Secretários Municipais, Conselheiros Municipais e profissionais da saúde de Reserva do Cabaçal.

Segundo Jane Faria Vanzela coordenadora da Vigilância em Saúde de Reserva do Cabaçal a ideia surgiu com o objetivo de envolver as diversas representatividades da sociedade, como educação, igrejas, conselhos e agentes de saúde e toda a sociedade “Sabemos que para obtermos resultado nesse trabalho precisamos da participação de todos e através desta 1ª Rodada de Conversa alcançamos nosso objetivo de reunir todos” disse Jane.

Após amplo debate com os participantes algumas ações ficaram definidas para serem realizadas no município “Discutimos com todos sobre o que juntos podemos fazer e definimos ações que serão realizadas em nosso município, além dos grupos de trabalhos que foram criados para coordenação dos trabalhos” disse.

O prefeito Jonas Campos que participou do evento parabenizou a equipe pela iniciativa e afirmou que a prefeitura municipal é parceria em ações que contribuíam com a saúde pública municipal “Essa iniciativa é inédita em nossa região e por isso terá todo o nosso apoio, pois sabemos que unidos conseguimos alcançar nossos objetivos, agradeço a presença do nosso promotor de justiça e todos que participaram, estamos a todo o nosso estado a nossa união” disse Jonas.

Durante as atividades, os participantes tiveram a oportunidade de debater sobre os desafios enfrentados no combate às arboviroses, trocar experiências e atualizar seus conhecimentos sobre diagnóstico, tratamento e medidas de prevenção. Além disso, foram discutidas estratégias integradas para o enfrentamento dessas doenças, visando uma abordagem mais eficiente e abrangente.

O promotor de justiça Dr. Fernando de Almeida Bosso ressaltou aos presentes a importância de que as ações que foram definidas no evento possam chegar de maneira didática a população “Primeiramente parabéns pela iniciativa deste trabalho e oriento que usem as ferramentas necessárias para que as informações possam chegar a população do município e assim multiplicarmos os envolvidos, hoje percebo que toda a sociedade presente está preocupada, porém precisamos fazer com que as informações possam chegar a população, para que assim possamos ter resultados concretos desta campanha” afirmou.

A presidente da Câmara Municipal Alessandra também colocou o poder legislativo a disposição para apoiar neste trabalho e parabenizou o trabalho desenvolvido pela secretaria de saúde através da vigilância em saúde “ Com o encerramento da Roda de Conversa, espera-se que os participantes estejam ainda mais preparados para lidar com os desafios relacionados às arboviroses, contribuindo assim para a promoção da saúde e o bem-estar da comunidade local” afirmou.