Por Rdnews - Allan Pereira
Cerca de 160 mato-grossenses teriam recebido doses vencidas da vacina da marca Astrazeneca, segundo levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo. A reportagem (leia aqui) aponta que a aplicação dos imunizantes fora do prazo de validade compromete a proteção contra a Covid-19 (a doença causada pelo coronavírus).
O Posto de Saúde da Família Cohab Nova, de Poconé, é a cãmpea de aplicação com vacinas vencidas. Foram 40 aplicações somente nesse município. Em seguida, vem Várzea Grande na Clínica de Atenção Primária a Saúde do bairro Cristo Rei, com 25 aplicações.
Na Capital, foram pelo menos 19 aplicações vencidas em três Unidades de Saúde da Família - do Alvorada, do Coxipó I e Cóxipó III.
Também foram registradas aplicações de doses vencidas de Jangada, Paranatinga, Castanheira, Tabaporã, Juscimeira, Mirassol d'Oeste, Dom Aquino, Pedra Preta, Rondonópolis, Ribeirão Cascalheira, Barra do Garças, Apiacás, Alta Floresta, Comodoro, Primavera do Leste e Água Boa.
O levantamento feito pela Folha aponta que, até 19 de junho, os imunizantes vencidos haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros. Pelo menos 26 mil brasileiros tomaram vacinas com o prazo de validade expirado. A reportagem aponta ainda que 114 mil doses vencidas da vacina Astrazeneca já foram distribuída aos estados e municípios e que ainda não está claro se foram aplicadas ou descartadas.
Como descobrir se tomei vacina vencida?
A reportagem da Folha explica que as doses da Astrazeneca vencidas são de oito lotes importados. Cada lote recebe um código próprio, que é anotado na carteira individual de vacinação. Assim, a pessoa pode conferir nesse cartão se faz parte ou não das pessoas que tomaram as doses vencidas.
"Quem tiver recebido uma dose de um desses oito lotes de AstraZeneca após a data de validade deve procurar uma unidade de saúde para orientações e acompanhamento", recomenda o jornal.
"Além disso, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado".
O plano que cada pessoa vacinada seja identificado com o lote da imunização recebida, o produtor da vacina e a dose aplicada.
Os oito lotes da vacina Astrazeneca tinham mais 3,9 milhões de doses. Dessas, 3,76 milhões foram aplicadas dentro do prazo da validade. Sobraram mais 139,1 mil doses, que expiraram, sendo que cerca de 26 mil foram aplicadas até 19 de junho e asa demais não foram ministradas. 70% das doses é de apenas de um único lote, que venceu em 14 de abril.
O espaço segue aberto para posicionamento das prefeituras sobre o levantamento da Folha.