logo

DIA DO TURISMO: Conheça Reserva do Cabaçal, suas Cachoeiras e seu Potencial Turístico em Mato Grosso


Por TM noticias

DIA DO TURISMO: Conheça Reserva do Cabaçal, suas Cachoeiras e seu Potencial Turístico em Mato Grosso

Assessoria

Hoje, 27 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Turismo, uma data comemorativa que tem como objetivo ressaltar a importância dessa atividade. Sua celebração ocorre há mais de três décadas.

O Dia Mundial do Turismo é celebrado todo dia 27 de setembro desde 1980. A data foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em comemoração ao aniversário de uma década do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, e tem como principal objetivo ressaltar a importância econômica, social e cultural dessa atividade.

Na região oeste do estado de Mato Grosso a cidade de Reserva do Cabaçal é conhecida como: A Cidade das Águas. SAIBA PORQUE: Um rio passando na zona urbana, inúmeras nascentes e dezenas de cachoeiras no entorno fazem Reserva do Cabaçal ser conhecida como a Cidade das Águas. A natureza exuberante, as serras e paisagens únicas atraem os amantes dos esportes ao ar livre.
Situado a 380 km da Cuiabá, o município possui 2700 habitantes que vivem principalmente da pecuária de leite e corte. Com todos os potenciais elencados acima, a cidade já vê o Turismo como uma atividade financeira em crescimento. Conheça abaixo alguns dos principais atrativos da região.

Cachoeira dos Jabutis e do Tatu

A apenas 11 km do centro da cidade dentro de uma propriedade particular. A primeira cachoeira é um pequeno complexo com uma cascata e mais duas cachoeiras com cerca de cinco metros de altura. Caminhando por mais uma trilha de 500m chega a cachoeira do Tatu.

https://ultramacho.com.br/wp-content/uploads/2020/07/cachoeira-rabo-de-galo-em-reserva-do-caba%C3%A7al-04-800x450-2.jpg

Cachoeira Rabo de Galo

Localizada a 13 km da cidade, a cachoeira Rabo de Galo possui cerca de 20 metros de altura. O lugar faz parte do complexo de cachoeiras e corredeiras originadas do córrego Sete de Setembro, afluente do rio Cabaçal.

https://ultramacho.com.br/wp-content/uploads/2020/07/chuva-de-prata-576x1024.jpg

Cachoeira Chuva de Prata e Monte Cristo

A pousada Recanto das Águas se situa a 38 km da cidade. Com boa estrutura o local é muito bonito. Através de uma trilha de 600m se acessa a cachoeira Chuva de Prata com 35 m de queda livre.

No local também é possível visitar a cachoeira Monte Cristo caracterizada como uma sequência de pequenas quedas que terminam numa deliciosa piscina natural.

Cachoeira do Lageado

https://ultramacho.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Instagram-post-by-Ademir-Maia_CDZ3MqSncCZ_0JPG-819x1024.jpg

Localizada a 33 quilômetros da cidade, esta cachoeira fica em propriedade particular. Está próxima a pousada Recanto das Águas. O acesso é fácil e o banho imperdível!

A origem do nome do município

Durante o processo de colonização da região foi criada uma área para a formação do núcleo urbano. O local ficou conhecido como “Reserva”. A origem de “Cabaçal” deve-se aos índios cabaçais que habitam as margens do rio que foi batizado com seu nome.