Por Prof.ª Esp. Marlene das Graças Dias
Em 2017 a Escola Estadual João Sato tornou-se Escola Plena em tempo integral. O Modelo Pedagógico tem em sua centralidade os jovens e seu Projeto. O currículo da escola está fundamentado em quatro Princípios Educativos: Protagonismo, os quatro Pilares da Educação, a pedagógico da Presença e a Educação Interdimensional. Esses princípios corroboram para o pleno desenvolvimento pleno dos alunos.
Nesta perspectiva, a escola plena João Sato, através das aulas da base comum curricular(BNCC) e a parte diversificada vem escrevendo uma história de Sucesso. Além de oportunizar aulas atrativas com metodologias ativas, leva os alunos a desenvolverem o protagonismo, no qual são envolvidos como parte da solução e não tratados como problema.
No Biênio de 2020/2021, por ser um Continuum curricular,a coordenadoria de Ensino Médio/Seduc e parceiros com objetivo de ampliar o debate em torno da abordagem educativa do STEAM, convidou os professores das escolas de Tempo Integral e das escolas Piloto do Novo Ensino Médio, principalmente da área de Ciências da Natureza e da Matemática, para participarem da Mostra Científica Virtual: Projetos Integradores de STEAM. A adesão ao projeto possibilitou um tempo/espaço para apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos na escola no contexto de Pandemia. Entre os 28 projetos apresentado a Escola João Sato ficou em 2º segundo lugar na categoria Ensino Médio.
O trabalho apresentado como destaque foi da Professora Francine Prócopio Pinheiro Cristovam, juntamente com os alunos do Abner Dias Almeida, Ellen Amanda Zago, Lucas Senhorini Penachioni com o Tema RESSIGNIFICANDO A PESQUISA ESTATÍSTICAS POR MEIO DE AMBIENTES VIRTUAIS E APLICATIVOS LEITORES DE CÓDIGOS QR. A princípio, o desenvolvimento das atividades ocorreu na disciplina de Práticas Experimentais.Com propostas de trabalhos de pesquisas em grupo. Segundo a professora a elaboração da pesquisa em ambiente virtual e a coleta de dados, por meio de aplicativos, que fazem leitura de QR Code permitiram uma agilidade no processo de pesquisa evitando o desperdício de materiais que seriam usadas com o questionário. A Gestão da escola plena João Sato parabeniza os alunos e a professora Francine pelo excelente trabalho que vem realizando na escola João Sato e destaca que essa prática desenvolvida nas aulas da professa supracitada é a materialização do currículo da escola plena e a realização de atividades dinâmicas contextualizadas e significativa nos campos da ciências tais ações fortalecem os projetos de vida dos alunos.