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Escola Plena João Sato, de Araputanga, se destaca em mostra cientifica


Entre os 28 projetos apresentado, a Escola Plena João Sato ficou em 2º segundo lugar na categoria Ensino Médio.

Por Prof.ª Esp. Marlene das Graças Dias

Escola Plena João Sato, de Araputanga, se destaca em mostra cientifica

Arquivos da Escola - PEC

     Em 2017 a Escola Estadual João Sato tornou-se Escola Plena em tempo integral. O Modelo Pedagógico tem em sua centralidade os jovens e seu Projeto. O currículo da escola está fundamentado em quatro Princípios Educativos: Protagonismo, os quatro Pilares da Educação, a pedagógico da Presença e a Educação Interdimensional. Esses princípios corroboram para o pleno desenvolvimento pleno dos alunos.

     Nesta perspectiva, a escola plena João Sato, através das aulas da base comum curricular(BNCC) e a parte diversificada vem escrevendo uma história de Sucesso. Além de oportunizar aulas atrativas com metodologias ativas, leva os alunos a desenvolverem o protagonismo, no qual são envolvidos como parte da solução e não tratados como problema.

     No Biênio de 2020/2021, por ser um Continuum curricular,a coordenadoria de Ensino Médio/Seduc e parceiros com objetivo de ampliar o debate em torno da abordagem educativa do STEAM, convidou os professores das escolas de Tempo Integral e das escolas Piloto do Novo Ensino Médio, principalmente da área de Ciências da Natureza e da Matemática, para participarem da Mostra Científica Virtual: Projetos Integradores de STEAM. A adesão ao projeto possibilitou um tempo/espaço para apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos na escola no contexto de Pandemia. Entre os 28 projetos apresentado a Escola João Sato ficou em 2º segundo lugar na categoria Ensino Médio. 

     O trabalho apresentado como destaque foi da Professora Francine Prócopio Pinheiro Cristovam, juntamente com os alunos do Abner Dias Almeida, Ellen Amanda Zago, Lucas Senhorini Penachioni com o Tema RESSIGNIFICANDO A PESQUISA ESTATÍSTICAS POR MEIO DE AMBIENTES VIRTUAIS E APLICATIVOS LEITORES DE CÓDIGOS QR. A princípio, o desenvolvimento das atividades ocorreu na disciplina de Práticas Experimentais.Com propostas de trabalhos de pesquisas em grupo. Segundo a professora a elaboração da pesquisa em ambiente virtual e a coleta de dados, por meio de aplicativos, que fazem leitura de QR Code permitiram uma agilidade no processo de pesquisa evitando o desperdício de materiais que seriam usadas com o questionário. A Gestão da escola plena João Sato parabeniza os alunos e a professora Francine pelo excelente trabalho que vem realizando na escola João Sato e destaca que essa prática desenvolvida nas aulas da professa supracitada é a materialização do currículo da escola plena e a realização de atividades dinâmicas contextualizadas e significativa nos campos da ciências tais ações fortalecem os projetos de vida dos alunos.