logo

Foragido, empresário morador de Araputanga é preso pela força especial contra narcotráfico na Bolívia


Por TM noticias

Foragido, empresário morador de Araputanga é preso pela força especial contra narcotráfico na Bolívia

Popular Online

O empresário Jussemar Rebuli Pinto, morador do município de Araputanga (a 345 km de Cuiabá), considerado foragido pela Justiça do Brasil, foi preso ontem, 17 de agosto, pela Força Especial de Luta Contra o Narcotráfico, na cidade de San Ignacio na Bolívia.

Conforme trecho da nota emitida pela polícia boliviana, enquanto policiais realizavam o controle dos alojamentos no município de San Ignacio, especificamente no alojamento El Colonial, foi possível encontrar o brasileiro Jussemar Rebuli Pinto, que estava foragido do Brasil devido a vários processos judiciais.

O Ministro de Governo do Estado Plurinacional da Bolívia, Eduardo Del Castillo Del Carpio, chegou a publicar em sua rede social, Facebook, que as autoridades Brasileiras foram informadas sobre a detenção. “No momento, estamos coordenando com nossos colegas no Brasil para entrega imediata”, relatou. 

O empresário foi alvo da Operação "Corrupção Delivery” que desarticulou um esquema de corrupção no município de Rio Branco, sobre desvio de recursos da prefeitura por meio do lançamento e pagamento de serviços não realizados, utilizando notas fiscais emitidas pelas empresas de Jussemar.

Ele também é investigado por fraude no concurso público da Prefeitura de Mirassol d’Oeste, realizado no ano passado por uma empresa sediada em Cuiabá, onde o operador do esquema criminoso tinha, meses antes da realização das provas, a lista com a classificação nominal e a definição por colocação nos cargos do certame público.

As informações constam na análise realizada no aparelho celular de Jussemar, apontado como operador do esquema criminoso, que teve prisão decretada e está foragido. O celular foi apreendido durante a investigação sobre o homicídio do advogado Francisco de Assis da Silva, proprietário do Grupo Fassil, em São José dos Quatro Marcos.

A vítima foi morta no dia 11 de outubro de 2021, na frente de seu escritório, por dois atiradores. A Polícia Civil reuniu evidências de que o empresário foi o mandante do crime.