Por Rafael Heleodoro
Produtores rurais, sociedade civil e alunos da educação básica e ensino superior participaram, na noite da última terça-feira (30/04), da palestra “Gestão de Propriedades Rurais”, ofertada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/MT e parceiros.
“A palestra tem o intuito de trazer informações gestacionais ao produtor rural e suas famílias, bem como de trazer conhecimentos acerca dos procedimentos corretos para gerir uma propriedade rural. Isso acaba envolvendo profissionais nas áreas de Administração, Contabilidade e Agronegócio, motivo pelo qual, fizemos essa parceria com a coordenadora dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Agronegócio da FCARP, Professora Mestre Cristiane Colossi, para que esse conhecimento, também, possa agregar a esses alunos, profissionais que atenderão aos produtores rurais futuramente”, frisou Dhiogo Mendes de Andrade, representante do SENAR em Araputanga.
“Na escola, estamos desenvolvendo o Projeto “Valorização do Aluno do Campo e Agricultura Familiar”. O projeto tem como objetivo mostrar à Juventude Campesina a importância da agropecuária no município de Araputanga e como a mesma pode ser desenvolvida com perfil agroecológico. Pensando nisso, a palestra vem de encontro com nossa necessidade. O SENAR já é parceiro da escola em outros projetos e hoje pontuamos mais uma ação resultante desta”, disse Prof.ª Mestre Leiliane Stefanelo, docente da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima de Araputanga.
O SENAR/MT é uma instituição ligada a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil que tem como missão organizar, gerir e desenvolver, em todo Brasil, a Formação Profissional Rural e a Promoção Social de jovens e adultos que executem atividades no meio rural.
Em Araputanga, no primeiro quadrimestre desse ano, o órgão já realizou 39 eventos, dentre eles cursos de aperfeiçoamento/qualificação de produtores rurais, suas famílias e sociedade civil, que beneficiaram 500 pessoas dos municípios de Araputanga, Jauru, Indiavaí, Figueiropolis do Oeste e Reserva do Cabaçal. Todos municípios componentes da área de abrangência do Sindicato Rural de Araputanga.
Atividades como Palestras, Mutirões Rurais e incentivos a programas especiais como, Equoterapia, foram realizados no período de Janeiro e Abril de 2019. “No último dia 25 de Abril, realizamos a Reunião de Planejamento Anual de Trabalho – PAT, para o ano de 2020, intuindo assegurar a qualificação para esses municípios no próximo ano, objetivando além da qualificação, geração e agregação de renda àqueles que participam dos cursos”, concluiu Dhiogo Mendes de Andrade.