logo

Governo decreta toque de recolher das 21h às 5h em todo o estado


Por Gabriel Soares e Jefferson Oliveira - Vi

Governo decreta toque de recolher das 21h às 5h em todo o estado

      Todos os municípios de Mato Grosso passarão a ter toque de recolher das 21h às 5h, a partir desta terça-feira (2). A medida é impositiva e deve durar 15 dias, pelo menos. O decreto deve ser publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado ainda nesta segunda-feira (1º).

      As novas restrições foram acertadas em uma série de reuniões do governador Mauro Mendes (DEM) com representantes dos Poderes, dos órgãos de controle e dos 141 municípios do estado. O objetivo é conter o avanço da pandemia, já que a rede pública de saúde está com mais de 87% das UTIs ocupadas e o número de casos segue crescendo.

      Todas as atividades comerciais precisam encerrar às 19h nos dias de semana. Aos sábados, o fechamento deverá ocorrer ao meio-dia. Está proibido o funcionamento de qualquer estabelecimento aos domingos. 

      As únicas exceções são as farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina e indústrias, que não poderão fechar.

     Quem for flagrado descumprindo a norma poderá ser multado em R$ 180. A Polícia Militar está autorizada a agir para dispersar aglomerações, até mesmo em bares e restaurantes. 

 

Confira os termos do toque de recolher:

? Funcionamento do comércio e atividades em geral:
Segunda a sexta: das 5h às 19h
Sábados: das 5h às 12h
Domingo: tudo fechado
Exceções: Farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de combustível (exceto conveniência) e indústrias

? Toque de recolher: das 21h às 5h

? Supermercados: apenas 01 pessoa por família

? Multa: Projeto de lei prevendo multa de 180,00 para pessoas físicas e com valor proporcional para pessoas jurídicas (por aglomerações e por desrespeito ao toque de recolher)

? Delivery: até 22h todos os dias (governo vai avaliar os questionamentos solicitando extensão desse horário)

? Transporte coletivo: autorizado, bem como uber e táxi

? Escolas: dado o compromisso geral das escolas na adoção de protocolos de segurança, a autorização para o funcionamento permanece, dentro das limitações de horário impostas às demais atividades.

? A Polícia Militar estará autorizada a dispersar aglomerações, incluindo em bares.