logo

Governo determina retomada das cirurgias eletivas em MT


Medida foi tomada após redução na taxa de ocupação dos leitos de UTI com pacientes de covid-19

Por Gabriel Soares | Estadão Mato Grosso

Governo determina retomada das cirurgias eletivas em MT

      O governador Mauro Mendes (DEM) determinou a retomada das cirurgias eletivas nos hospitais públicos de Mato Grosso, que estavam suspensas desde março de 2020, para liberar leitos para pacientes de covid-19. A versão corrigida do decreto 989 foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) que circulou nesta segunda-feira (5).

      O decreto ainda determina a retomada do expediente normal nos órgãos públicos de Mato Grosso. Antes, cada órgão ou entidade poderia suspender ou reduzir o horário de atendimento ao público conforme a necessidade, como medida para ajudar a prevenir contágios pelo novo coronavírus.

      A determinação para retomada das cirurgias eletivas – aquelas que não são urgentes e podem ser programadas – surge após consecutivas quedas na taxa de ocupação dos leitos de UTI em Mato Grosso. Na manhã desta terça-feira (6), o Painel Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontava uma taxa de ocupação de 69,26% dos leitos de UTI Covid-19.

      Com a suspensão das cirurgias eletivas por mais de um ano, houve um acúmulo de pacientes na fila por um procedimento. O governo trabalha em um programa para acelerar a realização dessas cirurgias, que deve ser anunciado em breve.

PROGRAMA SUSPENSO – 

      O novo decreto ainda revoga o programa emergencial para abertura de leitos, criado no começo deste ano, no auge da segunda onda da pandemia. O programa permitia que os municípios abrissem novos leitos com suporte de ventilação ou oxigênio, com custeio garantido pelo governo do Estado.

      A suspensão do programa não atinge os leitos que foram validados até a data de publicação do novo decreto. Ou seja, fica impedida apenas a abertura de novos leitos.