Por Assessoria/Sintep-MT.
Quem não enviou as informações obrigatórias ao MT Prev, ou enviou documentação incompleta, pode ter o benefício suspenso já no mês de agosto.
Dos 37.184 servidores e pensionistas do estado que foram convocados a fazerem o censo previdenciário, 4.743 não regularizaram a situação. Dentre esse montante, 2.536 são aposentados e pensionistas da Educação, ou seja, mais da metade dos faltosos.
Para não ter o pagamento suspenso, esses servidores (clique aqui para ver a lista) precisam regularizar a situação. O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, destaca que mesmo com um trabalho intenso de divulgação sobre a obrigatoriedade em enviar a documentação, alguns servidores ainda estão em situação irregular, levando em conta a dificuldade de envio das informações, já que inicialmente, o censo estava ocorrendo de forma presencial.
“O governo, mesmo em meio à crise sanitária, estava exigindo que o censo fosse de maneira presencial, mediante agendamento. Muitos preferiram não se arriscar, visto que os aposentados são do grupo de risco para a Covid-19 e não existe uma cobertura de imunização da população no estado, que figura entre os últimos no ranking nacional de vacinação. Depois de mais uma onda da pandemia é que o governo permitiu que o censo ocorresse de forma totalmente online, mas nesse meio tempo, muita gente ficou com uma informação desencontrada, portanto, é necessário dar mais tempo para essa regularização”, disse.
Para realizar o procedimento, o beneficiário deverá acessar o site www.mtprev.mt.gov.br, informar o CPF, clicar na opção “Censo Online” e anexar os documentos obrigatórios digitalizados. No próprio portal do MT PRev é informado qual é a documentação necessária. Devido à pandemia, é possível realizar o procedimento de forma online.
Em caso de dúvidas ou dificuldades no cadastro, além do telefone do MT Prev (65 3363-5300), há um WhatsApp exclusivo para receber mensagens sobre o Censo: (65) 9 9959-0350 e o e-mail censo@mtprev.mt.gov.br.