Por Por Redação Popular Online
O prefeito eleito de São José dos Quatro Marcos (a 315 km de Cuiabá), Jamis Silva Bolandin — Jamis Silva (Solidariedade), juntamente com os prefeitos eleitos de Mirassol d’Oeste e Cáceres, participou, na última segunda-feira (30), de reunião com o governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), e o deputado federal doutor Leonardo, em busca de soluções para evitar o fechamento do Hospital São Luiz em Cáceres.
Doutor Leonardo juntamente com os prefeitos eleitos reuniram na noite de ontem, terça-feira (01), com diretores da empresa Pró- Saúde, que administra o hospital, buscando uma forma de solucionar o problema e evitar o seu fechamento.
O prefeito eleito de São José dos Quatro Marcos, Jamis Silva, destacou a importância da ação conjunta, uma vez que o fechamento do hospital poderá deixar milhares de pessoas da região sem atendimento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A situação vivenciada no hospital, nos últimos tempos, beira ao caos. Os médicos afirmam que estão com salários atrasados há mais de cinco meses e ameaçam suspender os atendimentos se até o próximo dia 6 de dezembro não for efetuado o pagamento. Em proposta encaminhada ao Escritório Regional de Saúde, o Ministério Público Estadual (MPE) sugeriu estudo para possível intervenção do Estado, na unidade de saúde.
O deputado doutor Leonardo explicou que, dificilmente, o Estado irá gerir o Hospital São Luiz, conforme sugere o Ministério Público Estadual. Diz que, embora a unidade hospitalar seja filantrópica ela é privada. “Não vislumbro condições para que isso (intervenção estadual) aconteça. Mesmo o hospital sendo filantrópico a empresa é privada. Não podemos exigir que ela deixe o hospital”.