logo

PREVENÇÃO AO SUICIDIO: PODER PÚBLICO E SOCIEDADE CIVIL REALIZAM AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO EM ARAPUTANGA


Por Rafael Heleodoro

PREVENÇÃO AO SUICIDIO: PODER PÚBLICO E SOCIEDADE CIVIL REALIZAM AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO EM ARAPUTANGA

Rafael Heleodoro

      O mês de Setembro é reconhecido internacionalmente, como o mês para se desenvolver ações estratégicas para a Prevenção das Ocorrências de Suicídios. Em Araputanga diferentes ações, em alusão a Campanha “Setembro Amarelo”, foram realizadas por Instituições Públicas e Religiosas. 

      Promovido pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima de Araputanga e Coordenado pelo Padre Celso de Jesus, o Projeto Alegria de Viver, levou a crianças, adolescentes, jovens e adultos, matriculados em Instituições de Ensino, a discussão do Tema “Todos Pela Vida. Todos Pela Alegria de Viver” por meio de Palestras, Teatro, Dinâmicas, louvores e Reflexões bíblicas. 

      Realizado durante a “Semana de Prevenção do Suicídio”, de 16 à 20 de Setembro, o Projeto beneficiou mais de 1.200 alunos. Após cumprir a agenda dessa semana, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima pretende levar a discussão da temática, por meio do Projeto Alegria de Viver, a outros espaços e/ou instituições da Comunidade Araputanguense.

      O Mosteiro Nossa Senhora das Alegrias – Irmãs Clarissas, Participando da Semana de Prevenção ao Suicido, realizou, na noite da quinta-feira (19/09), entre as 21h e 22h, a Vigília de Oração em Prevenção ao Suicídio. 

      A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Araputanga, na última quarta-feira (18/09), realizou a “Caminhada Pela Vida”, que percorreu ruas do Centro da Cidade, com a participação de Escolas Estaduais e Municipais, Profissionais da área da Saúde, Projeto Alegria de Viver e Sociedade Civil. Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população do “Valor à Vida.

     Visando tornar a “Prevenção ao Suicídio” uma ação permanente - durante todo ano - a Secretaria desenvolveu o Folder “Setembro Amarelo”, que poderá ser utilizado pelos profissionais da área. 

     De acordo com o site “Flatout”, a Campanha Setembro Amarelo foi inspirada na história de “Michael Emme”, de Westminster, no Colorado, que em setembro de 1994, se matou, com um tiro, dentro de seu Ford Mustang Amarelo de 1968, estacionado em frente à sua casa.Michel deixou um bilhete para seus pais, dizendo “Mãe pai, não se culpem. Eu amo vocês. Com amor, Mike. 11:45 pm”. Os Pais de Michael Emme chegaram em casa sete minutos após o suicido.