logo

SE RETORNO DAS AULAS FOR DEFINIDO, GREVE PODERÁ SER DECRETADA EM MT


"Se álcool em gel e máscara resolvesse não teríamos pessoas contaminadas"

Por Matheus Maurício/SINTEP-MT

SE RETORNO DAS AULAS FOR DEFINIDO, GREVE PODERÁ SER DECRETADA EM MT

"Se álcool em gel e máscara resolvesse não teríamos pessoas contaminadas"


A polêmica sobre a volta às aulas na rede estadual de Mato Grosso está longe de se ter um fim. Isso porque, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep-MT), já sinalizou uma possível greve caso a decisão da Seduc de iniciar os trabalhos presenciais no próximo dia 1º seja levada em frente. O secretário de redes municipais da associação, Henrique Lopes, em entrevista ao emanuelzinhodisse que os servidores só voltarão as escolas quando houver condições sanitárias “adequadas”, e que essas, só serão possíveis após a vacinação em massa.


A chamada “greve sanitária”, cujo nome, segundo Henrique, se dá por conta das situações vividas atualmente, já foi levantada por meio de uma assembleia que foi realizada com a reapresentação das instituições de todo o Estado. O representante fez também uma dura crítica a Seduc, pois, segundo ele, a pasta apenas tomou a decisão e a que colocar em prática.


“Nós estamos acompanhando por aí que nós estamos tendo uma segunda onda de covid. Se álcool em gel e máscara resolvesse o problema nós não teríamos as pessoas sendo contaminadas. Então é uma atitude no mínimo que irresponsável por parte do Estado em querer colocar em risco a vida de estudantes, professores e familiares”, exclamou Henrique.


Ainda de acordo com o representante do Sintep, o Estado não procurou saber a opinião do Sintep sobre essa situação que envolve a todos. Os educadores ficaram sabendo do acordado, segundo ele, da mesma forma com que todos.


“Por enquanto não tem nada por parte do governo não (...) só anunciaram de forma unilateral que vai iniciar as aulas e não houve nenhuma negociação com o Sintep”, destacou.


Tendo levantada já a hipótese da paralisação o que se aguarda agora pelos servidores é uma definição por parte do governo. Segundo o secretário, caso haja a insistência da pasta em manter as atividades, uma nova Assembleia Geral será convocada. Depois disso, os encaminhamentos sobre a possível greve serão apontados pela associação.